No último domingo estive presente na Festa da Goiaba em São Bartolomeu (Ouro Preto, Minas Gerais), uma festividade que celebra principalmente o final da produção da goiabada cascão e valoriza o modo artesanal de fazer doces no povoado, que foi o primeiro patrimônio cultural imaterial de Ouro Preto registrado.
A Festa, nesse dia, se iniciou com o Cortejo da Folia do Boi da Manta, uma tradição muito animada que conta com um desfile repleto de música e dança. Eu estava curioso para conhecer essa tradição e fiquei surpreso com a alegria do cortejo, os ritmos e os movimentos do boi coincidindo com a música. Aproveitando que já estou escrevendo sobre tradição e cultura, gostaria de compartilhar sobre um lugar que vi: A Casa da Festa. Esse espaço me pareceu um lugar acolhedor e cultural, com sua exposição de artesanatos, que estavam a venda, a sala onde estava o Boi da Manta após o cortejo e a deliciosa feijoada que almocei nos fundos, em uma mesa comprida que passou uma sensação de colaboratividade.
Já sobre a gastronomia, busquei experimentar o que era feito com goiaba: goiabada cascão, licor de goiaba, geleia de goiaba, bombom e sorvete de romeu e julieta (queijo com goiabada). Todos esses que experimentei estavam muito bons! Além desses, tinha outras coisas e outros sabores também que não cheguei a experimentar. Foi muito interessante também ver a produção do doce de goiaba, na rua principal, que ficou pronto rapidinho e que, sinceramente, foi o melhor que já experimentei.
O vilarejo é muito bonito e aconchegante e, como fã de vilarejos que sou, eu gostaria de voltar novamente em um dia menos movimentado para conhecer melhor.
Fiquei com vontade de conhecer, muito interessante esse evento de valorização a cultura e a tradição.
ResponderExcluirVale muito a pena conhecer!
Excluir