SCM

14/06/2026

mixtape do mês ♫♪ ~1~ ♪♫

Olá queridos leitores e amigos,

Gostaria de apresentar para vocês uma novidade do meu blog: a adição do SCM Music Player no topo da página com uma playlist mixtape exclusivo feito por mim e atualizado mensalmente. ♫

O mixtape do mês contém as seguintes músicas:

1. Venus As A Boy - Bjork

2. Wuthering Heights - Kate Bush 

3. Cloudbusting - Kate Bush

4. Know Who You Are At Every Age - Cocteau Twins

5. Where I Found You (One Star) - Candy Claws

6. Alien Observer - Grouper 

 Björk - Debut, Cover artCover art for Wuthering Heights / Kite by Kate BushCover art for Hounds of Love by Kate Bush Cover art for Four-Calendar Café by Cocteau Twins Cover art for Ceres & Calypso in the Deep Time by Candy Claws Cover art for A I A: Alien Observer by Grouper 

Foi difícil escolher músicas para o mês com tanta coisa acontecendo (dia dos namorados, festa junina, copa do mundo), mas escolhi principalmente com base no que eu estava sentindo no momento: o frio. Escolhi, então, músicas que eu acho que combinam com o frio, apesar de serem sonoramente alegres (a maioria), e que me aconchegam. A lista inicia suave, aos poucos ficando mais intensa (algo relativo ao sonho e etéreo) e termina mais calma com Alien Observer (escolhi essa para brincar um pouco com o título e com os acontecimentos recentes no Paraná). Não deve ser uma lista de reprodução cíclica, mas pode, caso o ouvinte desejar :)

Obs: escolhi o nome mixtape no lugar de playlist porque acho que combina mais como uma compliação caseira e curta, feita pensada para ser ouvida na ordem.

♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫ 

30/05/2026

Meu primeiro rodeio: 4ª Festa do Cavalo de Congonhas

Com a vinda do outono e o tempo mais frio, chegam também os festivais gastronômicos, festivais de inverno, exposições, rodeios... Já vou aproveitando para ir em todas que consigo, o que é um pouco difícil por eu não ter um carro e o transporte ser meio ruim, além da hospedagem cara. De qualquer forma, já aproveitei e fui na Festa da Goiaba e no Festival da Quitanda, que fui também no ano passado e já coloquei aqui no blog (só clicar nos nomes para ver). 

Enfim, voltando ao assunto, desde que comecei a frequentar esses eventos, sempre quis ir em um rodeio, mas nunca tive uma oportunidade. Sempre vejo gente falando dos eventos grandes de Lavras e Pedro Leopoldo, por exemplo, e tenho curiosidade. Para quem não sabe meu gosto musical é bem eclético e eu gosto e me divirto muito também com um sertanejo e uma moda de viola. Aliás, uma das minhas maiores vontades é ir em um show do RioNegro e Solimões.

Bom, esse ano consegui ir em um rodeio, na Festa do Cavalo de Congonhas/MG, e foi muito legal. Nesse, além de cavalos, tinham bois. Também tinha sertanejo e fogos de artifício. A narração estava muito animada e isso é o que deixa a gente empolgado, ao mesmo tempo que tenso com a competição. Eu gostei bastante e espero ter a oportunidade de assistir a outros. 


09/05/2026

Trilhas para o Itacolomi: Cachoeira da Geladeira, Cachoeira das Vozes e Parque Estadual do Itacolomi

No início desse mês eu e meu amigo aproveitamos o feriado para subir o Pico do Itacolomi, aproveitando também o fim das chuvas e o início da época de montanhismo. O Itacolomi é bem famoso entre a galera que gosta de trilhas e é quase mandatório subir lá pelo menos uma vez quando você mora em Ouro Preto e região. 
Existem várias trilhas que podem ser feitas, nós escolhemos, para a ida, a que começa pela BR, passando perto das cachoeiras da Geladeira, das Vozes, da Mentirosa e da Guadalupe, além de alguns rios pelo caminho. Essa trilha tem cerca de 6km e é considerada difícil no Wikiloc, acredito que por causa dos trechos de mata fechada e pelas constantes subidas que são muito mais intensas no final da trilha. No geral eu achei uma trilha bem tranquila, além de linda, cheia de campos de flores (inclusive sempre vivas!). Já sobre as cachoeiras, só desviamos para ver a cachoeira das Vozes, um desvio com uma grande descida (é preciso segurar em uma corda que colocaram lá para descer); a da Geladeira já conhecíamos (tem uma descida mais tranquila) e não pensamos em ver as outras duas (por esse motivo quero voltar nessa trilha). Para voltar, fomos pela trilha do Parque (PE Itacolomi), uma trilha que considero pior e menos bonita, mas também com alguns desvios e coisas interessantes para ver (museus, mirantes..). Passamos em um museu e uma lagoa que estava no caminho, mas também quero voltar por lá para desviar do caminho e conhecer mais coisas.
Uma experiência sensacional. Depois descansamos em frente ao pico, com vista para tudo em volta.
 
Cachoeira da Geladeira (27/10/2025):
Cachoeira das Vozes:
Fotos na ida:
Fotos no pico:
Fotos na volta (pelo PE Itacolomi):
Casa do Bandeirista

15/04/2026

Semana Santa em Ouro Preto: Lava-pés, Procissão do Fogaréu e Confecção de Tapetes

Aproveitei, esse ano, para conhecer parte da grande tradição da Semana Santa em Ouro Preto. Nunca tinha participado de nenhum evento dessa época do ano, mas sempre tinha ouvido falar principalmente da confecção de tapetes na cidade. Estando mais tempo aqui, fiquei conhecendo sobre a Procissão do Fogaréu, muito famosa também fora da cidade.

Saí dois dias durante a programação. 

No primeiro, vi a cerimonia do lava-pés, que é uma pequena teatralização de quando Jesus lavou os pés dos discípulos, com uma longa explicação de um líder religioso. Eu achei um momento interessante, as pessoas começaram a se sentar no chão das ruas do Largo do Rosário e ficou um ambiente bem aconchegante para assistir à celebração. Logo após o lava-pés, fui direto para a procissão do fogaréu, que é, na minha opinião, o acontecimento mais popular da Semana Santa, além dos tapetes. Tive a impressão de que as pessoas esperam muito para acompanhar a procissão e, apesar de serem ambientes com atmosferas bem diferentes, é claro, notei uma semelhança com acompanhar os blocos de carnaval famosos na cidade. A única coisa que me chateou um pouco é que a sede das pessoas de registrar para as redes sociais passa dos limites, muitas pessoas filmam a procissão inteira e buscam, antes de ver o que está acontecendo ali, filmar e tirar infinitas fotos de tudo.

No segundo dia, fui para ver a montagem dos tapetes e me surpreendi ao ver uma enorme quantidade de pessoas ajudando, inclusive muitas crianças. Achei um evento muito agradável e, além disso, tinha música para todo lado, cortejos e bandas, o que deixou o momento mais encantador. Esse ano, não consegui participar da oficina para entender, de fato, como é a preparação do material para os tapetes, mas pude tocá-los e ver como funciona a montagem. As ruas ficaram lindas. Notei também que muitas pessoas estavam bebendo vinho pelas ruas, acredito que seja uma grande tradição.

No próximo ano, pretendo acompanhar mais a Semana Santa em Ouro Preto, lugar onde a cidade em si contribui para que seja um evento muito agradável e com características únicas.

26/03/2026

[coleção: câmeras] Sony Cybershot DSC-W510⁡

Com uma demanda ressurgente de câmeras digitais, a Sony Cybershot voltou a ser um dos modelos mais populares, sendo seu nome usado até como substituto de câmeras digitais desse estilo/digicam. O modelo que tenho é a DSC-W510 rosa, de 12.1 MP e zoom óptico de 4x. Apesar de ser uma câmera com baixos mega pixels comparado com celulares e câmeras recentes, a qualidade das fotos é muito boa e elas têm uma estética única de digicam. 

O que eu gosto nessas câmeras digitais é a facilidade de usar, com o modo automático, mas também a possibilidade de escolher você mesmo as configurações para sua foto, apesar de ser uma escolha bem limitada. Um modo que gosto muito é o StadyShot. Ele permite que você tire fotos em movimento com redução de tremido, então muitas vezes as fotos tiradas em movimento ficam totalmente sem tremidos. Uma única desvantagem desse modo é a produção de ruídos em algumas situações. Nunca vi esse modo em outras digicam que já usei.

「 ✦ Modos e Configurações ✦ 」

Essa cybershot conta com 4 modos:

⇨ auto inteligente

⇨ programa automático

➪ seleção de cena

⇨ steadyshot

Os ajustes manuais disponíveis dependem de qual modo está selecionado. No geral, é tudo bem claro e explicado na própria câmera. É possível regular ISO, exposição, equilíbrio de branco, modo de foco (...), mas não é possível ajustar contraste e tempo de exposição, por exemplo. Essa cybershot também não tem filtros, algo que acho um pouco triste, mas dá pra brincar um pouco com o equilíbrio de branco para obter fotos com cores mais criativas. De qualquer forma é sempre bom explorar as combinações possíveis da câmera e também do ambiente a ser fotografado para entender os resultados possíveis.

「 ✦ Vídeos ✦ 」

Essa cybershot também grava vídeos, apesar da qualidade ser muito inferior às fotos. Na minha cybershot, em específico, o áudio fica um pouco estourado, mas não sei se isso é um problema dela ou uma característica da câmera. No YouTube, tenho um canal de arquivo de vídeos da cybershot para quem estiver curioso para ter uma noção da qualidade de imagem dos vídeos.

Deixo aqui também um vídeo no qual mostro tudo dessa cybershot:

mixtape do mês ♫♪ ~1~ ♪♫

Olá queridos leitores e amigos, Gostaria de apresentar para vocês uma novidade do meu blog: a adição do SCM Music Player no topo da página ...