Hoje gostaria de compartilhar com vocês minha visita à Estação Ferroviária de Carandaí. Uma parada rápida, porém repleta de descobertas e acima de tudo de conhecimentos passados pela comunidade local, que é o mais único e valioso em qualquer passeio ou viagem.
Para quem não conhece, Carandaí é uma cidade de Minas Gerais que faz parte do Caminho Novo da Estrada Real, uma rota que foi voltada ao transporte de ouro. A história da cidade é antiga, datando em 1736 a construção da primeira capela que depois de muitos anos deu origem ao povoado que veio a se tornar Carandaí, justamente ao saberem do projeto de construção da ferrovia, o que ressalta a importância da mesma para o desenvolvimento da região.
A ferrovia por si só teve sua história e mudanças com o passar dos anos, sendo a primeira linha fundada em 1881. Carandaí recebia cargas de mercadorias que se destinavam a outras cidades e, de acordo com moradoras locais, a atual Loja Artes da Terra (Associação dos Artesãos do Município de Carandaí de Minas Gerais), um lugar bem legal, inclusive, servia de depósito para armazenar essas mercadorias (não me ficou claro se eram as recebidas ou as que seriam enviadas). Atualmente, há um grande "degrau" entre a loja e a rua, o qual, de acordo com as senhoras, era, na verdade, os trilhos, do lado oposto ao que é hoje.
Observando os detalhes, notei um "1954" no primeiro degrau da escada que leva a entrada da Estação, acredito ser a data de finalização da construção da estação atual, a "versão" mais recente. Tirei algumas fotos para compartilhar. Também achei um site muito interessante sobre estações.
Que lindo!! Conheço a cidade mas não sabia dos babados por trás 👏🏻👏🏻
ResponderExcluirobrigado amigo!
ExcluirNossa, muito legal saber mais sobre a história da estação! Essas construções são impressionantes. Parabéns pelo blog, vou acompanhar 👏🏾👏🏾
ResponderExcluirObrigado Tati! Fico feliz que gostou!
ExcluirDivou Geovani, achei muito legal. Sempre gostei de trens. Além disso, ficou bem escrito.
ResponderExcluirObrigado Lírio! Legal saber que você gosta de trens, vou escrever mais sobre!
Excluir