26/08/2025

Ipês

Dentre os meses de junho e outubro as cidades ficam coloridas com as flores dos ipês, cada cor em suas respectivas épocas de floração, algumas vezes coincidindo, outras não, e muito dependente de fatores climáticos e regionais. O primeiro começa a apontar suas primeiras flores no final de maio, sendo o ipê roxo, este que, na verdade, possui suas flores na cor magenta e não roxas (como o Jacarandá) e acaba gerando algumas confusões com o ipê rosa. Mas calma! Ele ainda irá florir. O que mais gosto no ipê roxo é sua estatura, pois costuma ser enorme, de uma grandeza absurda. A florada, por si só, não costuma ser tão efêmera, mas também não é tão longa. Logo após, o ipê amarelo aparece. Sutil, no início, para depois roubar a cena com suas cores vibrantes, como me disseram uma vez "como se ouro estivesse caindo do céu". Isso entre final de julho e final de setembro. Já entre agosto e setembro há chances de encontrar o ipê branco, o mais efêmero e, particularmente, o meu favorito. Alguns são levemente rosados nas pontas e amarelados por dentro e outros são brancos como neve. O último, mas não menos especial, é o ipê rosa, mais claro que o roxo e com leves diferenças na flor, florece entre setembro e outubro. Claro que todos esses períodos são uma estimativa com base no que já observei e nas cidades que já visitei, apesar das diferenças de período dentro de uma mesma cidade, como em Congonhas, onde os ipês amarelos da Basílica florecem primeiro e se despedem com antecedência, enquanto o da Matriz mal deu os primeiros sinais de flores. Além destes, há também o ipê verde, que para mim continua sendo um mistério, apesar de eu ter conseguido vê-lo uma vez.

ipê roxo, BH, 15 jun 2023

ipê roxo, Congonhas, 30 jun 2025

ipê amarelo, Congonhas, 7 ago 2023

ipê amarelo, Congonhas, 15 ago 2025

ipê branco, BH, 31 ago 2023

ipê branco, BH, 29 ago 2023

ipê rosa, BH, 25 set 2023

Jacarandá, BH, 22 ago 2023

ipê verde, BH, 28 set 2024

13/08/2025

Panquecas doces 🥞

════ ⋆ ⋆ ✦ ⋅ ✩ ⋅ ✦ ⋆ ⋆ ════

Ingredientes:

▸1 ovo

▸1/2 xícara de leite

▸1 colher (chá) essência de baunilha

▸3 colher (sopa) açúcar

▸1 xícara (chá) de farinha de trigo

▸1 colher (sopa) de fermento químico

▸1 pitada de sal

⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃

Modo de preparo (simplificado):

▸Misture tudo em uma vasilha

▸Após bem misturada, coloque a massa aos poucos (para deixar as panquecas do tamanho desejado) em uma frigideira em fogo baixo, vire a massa com uma espátula quando notar que a parte de baixo está cozida o suficiente.

⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃⁃

✦ Dica:

▸Dependendo do seu fogão, pode ser que a frigideira esquente muito mesmo em fogo baixo. Nesse caso, tire a frigideira do fogo na hora de colocar a massa, assim ela não continuará esquentando.

════ ⋆ ⋆ ✦ ⋅ ✩ ⋅ ✦ ⋆ ⋆ ════

Aprendi a fazer panquecas doces um tanto quanto recentemente. Experimentei pela primeira vez em uma cafeteria encantadora de Belo Horizonte, amei muito. Tempo depois, pedi minha mãe para fazer. Ela arrumou essa receita. Uma vez ela não estava e eu quis comer. Fiz. Visualmente não ficou 5 estrelas, mas ficou gostosa e redondinha o suficiente. Nesse dia comprei morangos em uma esquina, já pensando nas panquecas. E, por fim, comi muitas panquequinhas gostosas com morango e mel. Aliás, outra dica, com frutas e/ou mel é sempre mais gostoso e doce na medida certa!

07/08/2025

Festival de Inverno

No mês de julho o inverno está em seu ápice e o frio nos alcança, mas as cidades se alegram e se tornam, muitas vezes, mais quentes e vivas do que nunca com o Festival de Inverno, evento que celebra a cultura e de forma gratuita para a população.

Neste ano fui em apresentações de Festival de Inverno na minha cidade pela primeira vez e gostei bastante das que fui. Me chamou atenção a diversidade da programação, consistuida por teatros, shows, concertos e exposições com diferentes temáticas, para diferentes idades e abordando várias culturas - inclusive algumas muitas vezes deixadas de lado. Por exemplo, fui em uma orquestra, show de MPB, show de forró e show de rap, tipos de músicas que não estão muito próximos e que atendem gostos diferentes. É muito legal também que o Festival, além de trazer artistas de fora, proporcionou espaço para os artistas locais.

Pelos eventos, observei que as pessoas estavam se divertindo e também gostando das apresentações. Gosto quando acontecem festivais nas cidades. É um momento para fugir da rotina, criar laços com a cidade e com pessoas, conhecer artistas novos. Que os festivais de inverno permaneçam acontecendo em tantos lugares, cada vez mais diverso e conectado com a cultura local.

feliz ano novo!!

Feliz 2026 para todos! Um abraço e felicitações especiais para todos que me acompanham no blog ou na vida e aos que fizeram meu 2025 mais es...