18/05/2025

25° Festival da Quitanda em Congonhas/MG

No dia 18/05 aconteceu o 25° Festival da Quitanda em Congonhas, a cidade dos profetas. O evento, como usual, foi feito na Romaria, um espaço muito agradável que torna o evento mais gostoso do que ele já é! Muitas pessoas me perguntam como é esse festival e eu os digo que acontece nele é o seguinte: barraquinhas com muitas quitandas (bolos, biscoitos, doces, cachaças...) deliciosas! E claro que o evento também conta com apresentações musicais ao longo do dia.

Neste ano, as decorações estavam bem legais. Logo de início vi uma porteira com uma placa linda do Festival da Quitanda e entrando na Romaria vi um bule gigante jogando água para coar café e outro servindo o café (mineiros rs). Também tirei foto com um botijão de um dos depósitos de gás da cidade, o que acabou sendo algo bem divertido. A organização das barracas também estava boa, bem espaçadas com espaço para todo mundo ver e passar sem ficar aquela coisa embolada. Fico feliz de ver que o festival vai se aprimorando aos poucos e sem perder sua essência.

Já sobre as quitandas, degustei muuuitas e estavam todas muito gostosas, as quitandas locais são excelentes!! Experimentei doces cristalizados (abóbora, mamão, cidra), licores (doce de leite, doce de leite com café), cachaças (milho, doce de leite), pão de inhame, rosquinha de amendoim com coco - com um jeitinho sensacional de cajuzinho -, bolo de pamonha - o vencedor de 2022 -, cuca de uva, cubu - que estava sendo assado na hora -, queijos recheados... Mas o que me chamou mais a atenção foi o chá de congonha - a planta que deu nome à cidade -, um chá leve e gostoso. Fiquei surpreendido, porque em todos esses anos nunca experimentei o chá dessa planta tão famosa e emblemática da cidade. 

Foi um evento muito agradável e eu acho que tem um toque especial por ser um evento da minha cidade, ver conhecidos do dia a dia ou das feiras e conhecer quitandeiras e receitas novas, além de ver que outras pessoas, de outros lugares, também estão as conhecendo. Inclusive, estava sendo distribuído um livro com algumas receitas do festival, o que, para mim, contribui com a permanência e a difusão do modo de fazer das quitandas locais e é algo bem legal.

15/05/2025

Karê-raisu: prato japonês de boas memórias e comunidade

Aproveitando que estamos entrando em dias mais frios, pelo menos na minha região, gosto de relembrar receitas que me deixam aquecido, tanto fisicamente quanto afetivamente. Quando vou cozinhar sozinho e está frio, o primeiro prato que me vem à mente é o karê-raisu (ou apenas karê カレー, para resumir) , um prato japonês fácil de fazer, além de ter ingredientes baratos e acessíveis. 

Eu deveria começar dando uma breve explicação sobre o que é esse prato: basicamente uma forma japonesa de fazer curry, contendo batatas, cenouras e carne; e servido com gohan (arroz japonês). Eu sempre utilizo uma receita específica com bastante cebola que me foi passada por um amigo - talvez por isso seja tão especial e evoque tantas memórias - e sempre fica delicioso. Para facilitar, sempre compro os tabletinhos de karê (chamados karê-ru), mas é possível fazer o karê do zero, em uma oportunidade tenho vontade de tentar.

Além de pensar logo nesse prato quando vou cozinhar sozinho, ele também me vem a mente quando vou cozinhar com alguém, porque esse prato para mim é sinônimo de comunidade. Nem consigo contar quantas vezes comi karê nos anos que frequentei a associação nipo-brasileira, em dias de eventos ou quando precisávamos de almoço nos grupos culturais. É uma receita que me traz muitas boas memórias e eu gostaria de compartilhar. Além de ser um prato muito especial, é uma delícia! ♡



07/05/2025

Gagacabana

Dia 03/05 tive a experiência absurda de estar no mega show da Lady Gaga em Copacabana e agora, depois de voltar para casa e processar tudo o que aconteceu, a memória se torna mais nostálgica, os vídeos e fotos que não fiz fazem falta e a saudade bate forte, queria estar vivendo tudo de novo.

Sempre ouvi Lady Gaga de uma forma distante. Várias coisas da sua carreira me chamaram a atenção em diversas partes da minha vida: suas músicas icônicas e dançantes, as coreografias e seus clipes com muita estética; mas eu nunca realmente fui fã ou conheci um muito sobre ela. Um tempo atrás, antes de saber sobre o show, comecei a ouvir Lady Gaga mais frequentemente devido minha fixação com os anos 2000 (e isso inclui também 2010) e as coisas foram acontecendo... Um tempo depois começaram a sair os boatos de que a Lady Gaga faria um show gratuito no Rio, eu automaticamente pensei que eu precisava ir, e fui, e voltei apaixonado. Apaixonado pela artista que é Lady Gaga, por como ela é linda, sensível e humana, por como ela valoriza as pessoas e sempre incluí gente nova nos seus trabalhos, por como ela representa nós. Esse show foi muito mais que um show, foi um espetáculo, história, uma experiência incrível, uma memória com pessoas queridas.

Como vocês já podem perceber, voltei bem sensível e emocionado, não sou de expressar meus sentimentos, mas Lady Gaga me fez me sentir de uma forma que nunca me senti antes, com uma admiração e uma gratidão enorme. Sinto uma enorme vontade de fazer algo para retribuir, um desenho, por exemplo; talvez eu faça.

Não consegui tirar uma foto boa, também não me esforçei muito para isso. Então vou deixar essa foto linda tirada pelo usuário @hotsgagx , uma foto que passa a sensação que eu senti.

feliz ano novo!!

Feliz 2026 para todos! Um abraço e felicitações especiais para todos que me acompanham no blog ou na vida e aos que fizeram meu 2025 mais es...